O Sistema GEO permite a personalização da Tabela de Preços de todos os serviços da escola, seja para o controle das mensalidades, material didático, uniforme, alimentação ou até mesmo recebimento de valores avulsos, como por exemplo o pagamento de um passeio.


Para que o usuário posso usufruir deste recurso é necessário que a estrutura de serviços, planos e parcelas esteja configurada.


Neste artigo você aprenderá de forma rápida e objetiva como fazer essa estrutura. Para consultar um material mais detalhado sobre toda a Estrutura Financeira veja a documentação clicando aqui.


Para facilitar o entendimento tomaremos como base o seguinte exemplo:



A Escola JC Soluções precisa controlar os pagamentos dos cursos de Educação Infantil (Berçário, Maternal I e II e Jardim I e II), onde o aluno pode estudar Meio Período, Semi Integral ou Integral. Além disso será necessário efetuar o controle também todos pagamentos dos materiais didáticos que podem ser parcelados em 05x, 10x ou à vista.




A criação desta estrutura deve respeitar a ordem que é apresentada aqui.




1) Criando os planos de pagamento
Os planos de pagamento devem ser criados para serem vinculados nos serviços. Se os valores das mensalidades, materiais didáticos etc. são diferentes em cada modalidade, deve-se criar um plano de pagamento para cada um deles, para que os valores das parcelas possam ser vinculados a eles. 


Por padrão o Sistema GEO já traz em sua instalação os planos: anual, semestral e mensal. Os mesmos podem ser excluídos se não forem utilizados.


O sistema suporta vários tipos de planos, o padrão utilizado pela maioria das escolas e o Tipo Valor Mensal, para saber mais sobre os tipos consulte a documentação do treinamento da estrutura financeira clicando aqui.



Veja na animação abaixo o passo a passo do cadastro dos planos de pagamento (usaremos como base o exemplo da escola fictícia JC Soluções).


cadastrando-planos-de-pagamento.gif




2) Criando os serviços

Os serviços são utilizados para efetuar o registro de todo tipo de recebimento, seja para o controle das mensalidades, material didático, uniforme, alimentação ou até mesmo recebimento de valores avulsos, como por exemplo taxas de materiais, passeios etc.

Uma dica importante é sempre criar um serviço para cada série ou módulo do curso, pois esse tipo de estrutura facilitará, organizará e ajudará posteriormente no acompanhamento financeiro desses serviços.

Veja na animação abaixo o passo a passo do cadastro dos serviços. A inclusão das parcelas serão mostradas no próximo item. (Usaremos novamente como base o exemplo da escola fictícia JC Soluções).





3) Criando as parcelas

As parcelas são os valores brutos dos serviços, porém não quer dizer que será o valor que o aluno de fato pagará, pois o valor a ser cobrado pode variar, se por exemplo, o aluno tiver algum tipo de desconto em reais ou em percentual.

Uma boa maneira de entender as parcelas é saber que são os valores de referência que o Sistema GEO usará para gerar os títulos a serem cobrados do responsável financeiro do aluno.


Veja na animação abaixo o passo a passo do cadastro das parcelas.





Ainda sobre o cadastro das parcelas existes os recursos de:

 


para saber mais consulte a documentação do treinamento da estrutura financeira clicando aqui.



 


Ficou com alguma dúvida?

Faça contato com a equipe de suporte no telefone (11)2626-2637 ou envie e-mail para: suporte@jcsolucoes.com.br